O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil-Proteção Social Especial - atende crianças e adolescente em situação de trabalho infantil na cidade de Feira Nova.
A proposta de trabalho é fundamentada na promoção e na garantia do atendimento aos direitos humanos de crianças e adolescentes explorados pelo trabalho infantil, oportunizando a inserção à escola e a participação em oficinas sócio - educativas, culturais, esportivas e de lazer realizadas através da jornada ampliada que acontece em horário complementar ao escolar.
As atividades são desenvolvidas na sede do Clube Municipal de Feira Nova, onde atende a 10 turmas distribuídas nos dois turnos manhã e tarde e sua execução é de responsabilidade da Secretaria de Assistência Social, Secretário Fábio Alexandre e da Coordenação que é formada pelas Psicopedagogas Adriana Catarina e Vanusa Paula, cabendo a equipe o gerenciamento do programa de acordo com as normas e diretrizes que o regem.
O PETI recebe total apoio da Prefeitura da Cidade de Feira Nova, onde a Prefeita Marilene Chaves incluiu em seu Plano de governo um atendimento especial ao programa e o mesmo está se cumprindo. Pois está sendo oferecida uma alimentação de boa qualidade com acompanhamento nutricional semanal, foram contratados profissionais qualificados e capacitados para exercerem as atividades diárias na execução da jornada ampliada.
Propostas das atividades executadas no cotidiano do PETI :
ATIVIDADES:
Trabalhar temas geradores, através de leitura, pro
duçãode texto, paródias, confecção de cartazes, debates, reflexão, interpretação de imagens, letras de músicas, filmes.
Trabalhar a matemática através de jogos e de at
ividades lúdicas.
Ensinamentos bíblicos onde a bíblia e as revistas
bíblicas irão fornecer ensinamentos cristãos e de formação do cidadão.
O monitor irá trabalhar de forma planejada e dinâmica, a fim de levar o aluno a participar ativamente do Programa. Ensinando o respeito mútuo, a disciplina e a criatividade pois é
importante para a valorização do aluno.
Projetos de intervenção serão implantados durante todo ano letivo, com temas do cotidiano dos alunos que garantam o desenvolvimento moral, físico,psíquico, social das crianças e dos adolescentes.
ESPORTE :
ATIVIDADES:
Jogos de rua : bola de gude, amarelinha, pular cor
da, bambolê, , pular elástico, pega congelou, corrida de saco, dança da cadeira.
Atletismo: salto distância, corrida
Jogos com bola: futebol, vôlei, basquete,
queimado
As atividades a serem desenvolvidas em todas as aulas, se dirigirão no sentido pedagógico do esporte, enquanto meio de educação..
Tem como objetivo, levar os alunos a despertar o prazer pela prática esportiva sem o prejuízo de uma participação excessivamente competitiva. Pois os jogos devem ser realizados de forma que
os participantes joguem com o outro e não contra o outro. Tendo o instrutor o
papel de facilitador, incentivando a construção conjunta das regras e estruturas das ativida
des. Sendo cada participante motivado a expressar-se com espontaneidade, liberdade e responsabilidade
TRABALHOS ARTESANAIS :
ATIVIDADES:
Reciclagem: garrafas pet, caixa de papel, tampas, palitos, paletas, canudos, latas, papelão, jornal.
Pintura: papel, cerâmica, telha, cd usado, garra
fas de vidro, disco de vinil, tela.
Outras atividades: colagem, desenho, mosaico dobradura, criação de fantoches.
É de responsabilidade do instrutor escolher os modos e recursos didáticos adequados para apresentar as informações e para orientar a produção do aluno.
A arte ensina que é possível transformar continuamente o processo de aprendizagem do aluno através de manifestações espontâneas e auto expressivas, centradas no desenvolvimento
criativo e cultural, incluindo regras de convivência, afim de aprimorar o processo ensino aprendizagem.
MÚSICA :
ATIVIDADES:
Aulas de flautas
Coral
Banda Marcial
A música é fundamental para a valorização artística e cultural do aluno e estimula-lo a um novo aprendizado.
Com a música o aluno aprenderá a seguir normas e r
egras e trabalhar em conjunto e com respeito mútuo. Valorizará a cultura local, aprendendo os ritmos , costumes, tradições das regiões que está inserido.
ARTES MARCIAIS :
ATIVIDADES :
Alongamento
Exercícios e expresões corporal
Aprender a movimentar-se implica planejar, experimentar, avaliar coordenar ações do corpo, interagir com outras pessoas e levar os alunos a adquirirem hábitos saudáveis e terem a conscientização e dar importância em realizar tais atividades.
PROERD
PROERD-PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA AS DROGAS
Programa executado em 10 semanas, por um membro da Polícia Militar- Sargento Rômulo- onde os alunos aprendem como as drogas podem tornar as pessoas violentas e infelizes. Também aprenderá a r
econhecer as pressões que poderão lhe influenciar a experimentar cigarro, maconha, bebida alcoólica e inalantes, entre outras drogas, e resistir a elas.
ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO
São realizadas visitas semanais pela psicóloga do CRAS – Josina, onde é realizado debates sobre temas escolhidos pelos alunos ( amor, namoro, sexo, família, escola, amizade), levando-os a reflexão, e se necessário uma mudança de comportamento. Onde a cidadania, a ética, os bons costumes, os direitos e deveres das crianças e adolescentes são assuntos abordados na busca de formar pessoas conscientes, e com uma formação crítica e consciente do mundo.
Equipe funcional do
PETI
Coordenação: Adriana Catari
na (manhã)
Vanusa Paula (tar
de)
Instrutores:
Esportes: Hipólito
Júlio
Artes marciais: Bob Lee
Música: Damião
Atividades artísticas: Marilene Cavalcante
Monitoras :MANHÃ TARDE
Raquel Deise
Cristina Elane
Evene Ana Dulce
Mileide Rúbia
Alexssandra Maria José
Cozinha: Bita
Lúcia
Porteiro : Heráclio
Número de alunos matriculados: 380 crianças e adolescentes que freqüentam as Escolas Estaduais e Municipais da cidade de Feira Nova-PE
Número de famílias vinculadas ao PETI- Feira Nova: 189 famílias
bom dia!visitei o saite de vcs e gostaria de ter mais conhecimento do trabalho de voces,pois já trabalhei com o peti,mas estou afastada mas me interesso muito pelo trabalho realizado..
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